segunda-feira, 22 de junho de 2020

Vivenciando a trágica realidade dos minérios de conflito

Saudações Ecológicas!

Esse assunto já foi tratado aqui no blog em outros momentos. Os minérios de conflito (tântalo, ouro, tungstênio e estanho) são minerais fortemente presentes em aparelhos eletrônicos cuja comercialização gera um grande retorno financeiro.

A África Central, sobretudo a República Democrática do Congo, detém 80% das reservas mundiais desses minerais. O que poderia ser uma benção a esse sofrido povo tornou-se uma maldição. A desumana combinação composta por elementos como a histórica colonização escravista, a omissão das grandes potências econômicas, a necessidade humana de subsistência, os governos autoritários regionais e a contínua ganância pelo poder, conduziram a morte de pelo menos 5 milhões dos nossos irmãos africanos em conflitos por esses minérios. Desde o final da década de 1990, com o aumento na demanda por aparelhos de Tecnologia da Informação, a África Central sofre o derramamento de sangue simplesmente por ser o principal berço dos minérios mais fundamentais à existência dessa indústria.

Em 2012, Suroosh Alvi, um dos fundadores do portal de reportagens e documentários Vice, resolveu vivenciar e documentar essa sombria realidade.

Confiram! 



Embora o documentário esteja em inglês é possível, caso prefira, ativar as legendas e traduzi-las para o português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário