terça-feira, 27 de agosto de 2019

As principais categorias de ação da TI Verde e suas respectivas subcategorias

Saudações Ecológicas!

Nas infindáveis leituras que tenho feito sobre a TI Verde, senti a necessidade de procurar artigos ou livros que sintetizassem suas ações práticas.
Encontrei alguns mas um em especial chamou-me a atenção.
Em um artigo publicado em 2014 sob o título "TI Verde: uma análise dos principais benefícios e práticas utilizadas pelas organizações" Guilherme Lunardi, Renata Simões e Ricardo Frio apresentaram os resultados de uma pesquisa exploratório-descritiva que analisou 202 anúncios empresariais sobre práticas sustentáveis utilizadas na Tecnologia da Informação destas organizações. Como resultado, os pesquisadores chegaram a sete categorias de ação em TI Verde com suas respectivas subcategorias. Para quem desejar ler o artigo na íntegra, segue o link: http://www.scielo.br/pdf/read/v20n1/a01v20n1.pdf.

As categorias principais obtidas por Lunardi, Simões e Frio são corretas. No entanto, acredito que elas podem ser sumarizadas em apenas duas: gerenciamento de energia elétrica e redução de resíduos elétricos e eletrônicos. Rigorosamente todas ações práticas em TI Verde derivam - ao meu ver - desses dois objetivos primaciais.

Sendo assim, elaborei um mapa mental sobre as principais práticas em TI Verde, considerando o resultado da pesquisa de Lunardi, Simões e Frio (2014) mas adaptando-o à minha perspectiva enquanto pesquisador do tema.

Confiram!








Nenhum comentário:

Postar um comentário