Saudações Ecológicas!
É comum não saber o que fazer com as pilhas, baterias ou celulares antigos que descobrimos no fundo dos nossos armários. Infelizmente, o destino de muitos aparelhos elétricos e eletrônicos é o lixo comum.
É comum não saber o que fazer com as pilhas, baterias ou celulares antigos que descobrimos no fundo dos nossos armários. Infelizmente, o destino de muitos aparelhos elétricos e eletrônicos é o lixo comum.
De acordo com o Global e-waste Monitor de 2017, os resíduos de aparelhos elétricos e eletrônicos correspondem ao principal problema ambiental dos centros urbanos e dos parques industriais ao redor do mundo.
À luz do mesmo documento, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina com 1,5 milhão de toneladas métricas produzidas anualmente sem qualquer tipo de reciclagem ou reuso ambientalmente responsável.
Embora nosso país possua a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010), é necessário que os municípios possuam suas próprias estratégias em relação ao lixo que seus habitantes produzem. No entanto, em Aracaju e em seus municípios adjacentes, isso não ocorre. Não há, por exemplo, estatísticas oficiais sobre a produção de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos em nossa região. O estado de Sergipe também não possui esses dados.
Porém, é dever de cada um fazer sua parte no que diz respeito ao descarte correto do lixo eletrônico. Para isso, preparei uma lista com alguns dos principais pontos de coleta desses resíduos. Vamos conferir?
---
Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA)
Localizada no Parque da Sementeira, aderiu ao programa Save the Planet em 2011 e desde então estimula práticas de conservação ambiental, especialmente, a recepção para reciclagem de pilhas, baterias, celulares e outros equipamentos elétricos e eletrônicos. Funciona de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados e domingos das 14h às 17h
Ecoponto do Bairro Industrial
Localizado na esquina da Avenida Confiança com a rua Julieta Pereira Alves, no Bairro Industrial, é o primeiro ecoponto construído pela Prefeitura de Aracaju. Inaugurado em 2018, o Ecoponto do Bairro Industrial é um projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju que pretende, até 2020, instalar espaços como esse na Coroa do Meio, no Inácio Barbosa e no Santos Dumont. O Ecoponto do Bairro Industrial funciona de segunda a sexta das 7h às 17h.
Universidade Tiradentes (UNIT)
A principal faculdade particular do estado também é um ponto de coleta de lixo eletrônico. Em cada bloco do campus Farolândia há uma caixa de descartes para a devida disposição de materiais de pequeno porte como pilhas e baterias. Já os materiais maiores como CPU, monitores, televisores e teclados podem ser descartados próximo ao Bloco D.
Shopping Riomar
Em parceria com a Fundação Pedro Paes Mendonça, o Shopping mais antigo do estado também possui pontos de coleta em suas dependências. Essas estações ficam em várias partes do shopping, principalmente no primeiro piso e nos estacionamentos superiores.
Shopping Jardins
Também em parceria com a Fundação Pedro Paes Mendonça, o Shopping Jardins instalou dois pontos de coleta. Ambos na área externa do shopping, um fica próximo à lotérica e outro na parte do estacionamento.
Outros ecopontos
Para pilhas e baterias: Atacadão (Av. Osvaldo Aranha, 2445), Assaí Atacadista (Rua Simião Aguiar, 430), Supermercado Pão de Açúcar (Rua José Seabra Batista, S/N, bairro Jardins), Hiper Bompreço (Av. Gonçalo Rollemberg, 1983, bairro Luzia).
Para eletrônicos: Programa Cata-Treco da EMSURB (agende a entrega através do telefone (79) 3021-9908), Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Rua A5, 150, bairro Santa Maria), Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Rua vereador Manoel Nunes Resende, S/N, bairro Santa Maria).
---
Conhece algum que não está nessa lista? Envie e-mail para lucas.jesus@ifs.edu.br.
Global e-Waste Monitor: https://www.itu.int/en/ITU-D/Climate-Change/Documents/GEM%202017/Global-E-waste%20Monitor%202017%20.pdf
Visite também: https://www.instagram.com/aracajulixozero/
Hoje eu me questionei sobre onde que eu poderia deixar meu antigo notebook e uma televisão que já não estão funcionando. Lembrei, imediatamente, que vi uma postagem no instagram "tiverde_ifs" sobre o descarte de alguns materiais eletrônicos e então acessei a matéria. Na leitura das informações fui orientada a vir aqui no blog e conferir esta postagem, que por sinal, é o que estava querendo saber. Parabéns e muito obrigada por estas conexões e informações tão pertinentes e necessárias. Que este blog continue cumprindo o seu papel e função social de nos orientar sobre questões como esta. Avante!
ResponderExcluir